sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Nomes, sobrenomes e ... pelo amor de Deus!


Um sobrenome em especial me chamou atenção para começar a escrever essa crônica. Não é o mais importante ou o mais curioso, mas o que deu início a um comentário no trabalho e me estimulou a escrever sobre o assunto. Conheci a pouco tempo o sobrenome Café. Como se refere a um alimento, não pude deixar de associá-lo a outros que originalmente são substantivos comuns: Rua, Cruz, Santos, Carvalho, Câmara, Nascimento, Jesus (que é nome próprio, eu sei, mas em combinação com outros substantivos, gera situações inusitadas), Auxiliadora, Salvação, Barra, Cachoeira, Campos, Chaves, Costa, Guerra, Paz, Leal, Pedreira, Neves,Mattos, Peixe, Quadros, Pontes, Leite, Casas . O que me chamou atenção especial foram as prováveis combinações desses sobrenomes. Imagine se a família Café se unir à família Leite... Os filhos se chamariam como? Café com leite? Imagine: Pedro Café com Leite! Se formos para o nordeste, mais especialmente na Bahia, há lugares em que café com leite é conhecido como pingado. Imagine então: Pedro Pingado. Estranho! Quem não se lembra da velha, clássica e insípida brincadeira do Armando?! Se um membro da família Nascimento se casar com um da família Jesus: Armando Nascimento de Jesus! Acho que a profissão desse sujeito seria previsível: armar presépios no natal (essa é velha).

Há alguns anos conheci a família Casas, e há algumas semanas, vi na TV um lutador cujo sobrenome era Ruas. Curiosamente pensei na junção desses dois nomes e de um descendente dos mesmos: Armando Casas e Ruas (desculpe leitor, mas o nome Armando terei que repetir algumas vezes visto a sonoridade estranha que causa). Provavelmente o Armando vai abrir uma empresa de engenharia, pelo menos o nome já seria um marketing de sucesso.

Agora imagine os sobrenomes Santos e Jesus! A mãe Santos casa com o Pai Jesus e a filha, como uma boa exemplar de uma família evangélica, se chama: Adoração dos Santos e Jesus. Com esse nome essa jovem só vai viver na igreja. Se fosse católica poderia até ser freira, e quem sabe após a morte... Santa! Ainda nessa área cristã, visualize: Benigna Salvação de Jesus! Essa, com certeza, vai estar jogando dominó com Irmã Dulce lá no céu.

E não para por aqui. Armando Guerra e Paz (olha o Armando de novo!). Esqueçamos o grande estrategista Winston Churchill! Com um nome tão sugestivo, o Armando com certeza vai ser ministro da defesa da República Federativa do Brasil. Quando nada pode criar uma milícia de libertação em algum desses países que vive sobre o julgo da opressão militar.

São tantas as combinações - Gloria Salvação de Jesus, Armando Pontes e Casas, Clemente Bispo de Jesus, Amado Leal Filho, América Brasil Paulistano, Teobaldo Pinto Souto, Ada Lima das Laranjeiras, Diorina Trouxada de Costa - que em uma crônica só não conseguiríamos esgotar todas as possibilidades. Por último, não poderia deixar de brincar com um sobrenome que me é muito familiar: Cruz. Da família Cruz de Jesus nasce a amada filha: Benvinda Cruz de Jesus. Essa pobre coitada ou vai ser apedrejada pelos cristãos ou vai fundar uma seita de adoração satânica.

Tá certo que nome é nome, mas, palhaçadas à parte, a menos que você pretenda que seu filho seja motivo de bullying na escola, ou chacota no trabalho, ou que você queira se vingar do nome estrambótico que seu pai e sua mãe te deram, não faça uma miséria dessas com um filho. Lembre do Armando! E lembre que poderia ser pior... se a mãe do Armando fosse Pinto e o pai fosse Amoroso ou de Costa?

Augusto F. Guerra