quarta-feira, 12 de novembro de 2008

1/3 não é a metade


Já dizia o grande poeta que “1/3 não é a metade”. Bem isso é lógico. Quer dizer... Lógico? Não sei, talvez não seja. A lógica é sempre lógica, mas às vezes, nem todos estão aptos a reconhecer ou ver a mesma. Vou colocar um problema para confirmarmos isso:

Três pessoas (H1, H2 e H3) estão diante de uma pia que é dividida em quatro partes: o centro (com a torneira), duas laterais amplas e largas (L1 e L2) e um compartimento que é um quadrado de aproximadamente 50 cm2 (vamos chamar de Quadrado rosa, ou QR, este último). Desconsideremos o centro. Assim, nos sobram três partes. Um dos homens, H3, coloca em QR vasos plásticos, latas de alimentos, pratos e um pouco de sujeira que atraia muitas formigas. Os outros dois homens (H1 e H2) não colocam nada em qualquer parte da pia, inclusive nem conseguem usá-la direito porque o H3 coloca em L1 louças, talheres e panelas sujas e limpas, todos juntos; e em L2, o mesmo, além de muita sujeira, deixa panelas e pratos sujos o que atrai, também, muitas formigas. Mesmo desconsiderando o centro, é válido lembrar que este também é ocupado por H3, com copos, pratos e panelas. Vamos ao problema: Se H1+H2= L(limpeza) e H3. (L1+L2+QR) = MS (muita sujeira), podemos concluir que mais de 2/3 da pia é/está:

a) Ocupado por H3.

b) Sempre sujo para H1 e H2.

c) Demonstrativo da falta de consciência de H1.

d) A verdade que H3 fecha os olhos para não ver (sobre seu asseio).

e) Uma tremenda sujeira.

Obs.: Marque somente um das questões se você não tem maturidade para entender esse problema higiênico-matemático, ou marque todas as questões se você é uma pessoa justa, madura e acha que cozinha é lugar de limpeza.


Augusto F. Guerra

Nenhum comentário: